quarta-feira, 26 de março de 2014

Bolo de arroz - receita Bimby

   Andava à procura de um bolo simples para fazer para mais um aniversário à distância, via Skype. Desta vez o da minha vóvó. No ano passado, pudemos festejar esta data todos juntos mas este ano, infelizmente não foi possível.
   Decidi então fazer uma pesquisas n' O Bolinho de Sábado e encontrei uma receita que me trouxe boas recordações: quando era pequena não havia semana nenhuma que a minha avó não comprasse um bolinho de arroz para eu levar na merenda para o colégio. Que saudades desses tempos.
   Assim, foi este o bolo escolhido para celebrar os 84 anos da minha avó! 


1 casca de limão
200 gr de açúcar
2 ovos
75 gr de margarina amolecida
1 pitada de sal
150 ml de leite à temperatura ambiente
350 gr de farinha de arroz ( 300 gr de arroz + 50 gr de maizena)
1 colher  (chá) de fermento


   Coloqueno copo o arroz e triture 1 minuto/ velocidade 9. Retire e reserve.
   Deite para o copo a casca de limão e o açúcar e pulverize 10 segundos/ velocidade 9.
   
Adicione a margarina, o sal, os ovos e o leite. Programe 5 minutos/ 37ºC/ velocidade 3.
   
Em seguida, junte a farinha e o fermento peneirados. Programe 10 segundos/ velocidade 4.
   Deixe a massa descansar 1 hora.
   Quinze minutis antes do tempo acabar, ligue o forno a 190ºC.
   Unte e polvilhe uma forma.
   Verta a massa na forma e polvilhe a superfície com açúcar,  para formar a crosta. 
   Leve ao forno por cerca de 30 minutos.
   Verifique com um palito se está cozido.

4 comentários:

  1. Que bom aspeto.
    A mim o bolo de arroz nao me sai nada bem, va-se lá saber porque.
    Parabens à tua avó.
    Beijinhos
    Rosario
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Achei este blog à procura de uma receita de scones sem ovos! Entretanto achei um ovo na despensa mas fiquei fã do blog. Vou seguir!
    Passa também pelo meu, serás bem vinda por lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Eva! vou já fazer uma visitinha!

      beijinho!

      Eliminar