quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Iogurte natural feito em casa

No último mês rendemo-nos aos iogurtes feitos em casa. Já testei uma série de receitas que irei postando. Entretanto, deixo-vos a receita base, um delicioso iogurte natural, bem cremoso.
   Caso pretendam um iogurte natural açucarado, basta que adicionem 40 g aos ingredientes indicados



 1 l de leite meio-gordo
1 iogurte natural
50 gr leite em pó magro 


Na Bimby:
   Coloque no copo o leite, o iogurte e o leite em pó e programe 4 minutos/ 50°C/ velocidade 3.
   Terminado o tempo, verta o iogurte para recipientes de vidro.
   Tape e coloque numa iogurteira por 8 horas.


Método tradicional:
   Leve o leite ao lume e deixe ferver.
   Quando estiver morno, retire um pouco e adicione ao iogurte e ao leite em pó. Junte ao leite restante e mexa bem.
   Verta o iogurte para recipientes de vidro.
   Tape e coloque numa iogurteira por 8 horas.





Não tendo uma iogurteira, escolha um dos seguintes métodos: 
- Abafe os copo com uma manta polar ou saco térmico por 13 horas. Leve ao frigorífico.

- Aqueça o forno até aos 50ºC, durante 45 minutos a 1 hora. Desligue-o e cos copos de iogurte  (previamente tapados). Abafe-os com uma manta e deixe-os por 8 horas. Retire e leve ao frigorífico 

4 comentários:

  1. A minha mãe fazia quando eu era miúda e eu hoje também os faço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como não me rendi mais cedo. hehehehe! Beijoca!

      Eliminar
  2. Também costumava fazer iogurtes caseiros, depois deixei de os fazer não sei porquê, tenho de voltar a fazer :)
    gulosoqb.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla, acho que só vou parar quando os rapazotes se cansarem das minhas experiências "iogurteicas" :-)
      Beijinho!

      Eliminar